Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Navio de guerra afundado há 100 anos pode ter o maior tesouro de sempre

O navio russo foi encontrado junto à costa da Coreia do Sul. Meios de informação locais dizem que tesouro pode ser de quase 114 mil milhões de euros.

Navio de guerra afundado há 100 anos pode ter o maior tesouro de sempre
Notícias ao Minuto

23:54 - 18/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Coreia do Sul

No passado domingo, uma equipa internacional da empresa sul-coreana Shinil Group encontrou o navio de guerra Dmitrii Donskoi, naufragado em 1905 durante a guerra entre a Rússia e o Japão. A descoberta foi feita por submersíveis na costa da Coreia do Sul a uma profundidade de 434 metros, de acordo com o South China Morning Post.

Para além do interesse histórico em torno do navio que fez parte da frota imperial russa, há um interesse ainda maior em torno do tesouro que a danificada embarcação pode conter. É que alguns meios de comunicação sul-coreanos avançam que o navio transportava 5,500 com barras de ouro cujo valor pode atingir os 133 mil milhões de dólares (quase 114 mil milhões de euros).

A confirmar-se, este seria o maior tesouro encontrado num barco naufragado. Superior ao do tesouro encontrado no galeão espanhol San Jose em 2015, e que segundo o The Guardian está estimado num valor que pode chegar aos 17 mil milhões de dólares (14,5 mil milhões de euros).

“Encontrámos coisas que parecem caixas de tesouro, mas ainda não as abrimos”, confirmou o Shinil Group através de um comunicado. A empresa já disse que pretende retirar o navio do fundo do mar em outubro ou novembro e garantiu que vai entregar metade do espólio que encontrar ao governo russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório