Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 23º

Edição

Navio de guerra afundado há 100 anos pode ter o maior tesouro de sempre

O navio russo foi encontrado junto à costa da Coreia do Sul. Meios de informação locais dizem que tesouro pode ser de quase 114 mil milhões de euros.

Navio de guerra afundado há 100 anos pode ter o maior tesouro de sempre

No passado domingo, uma equipa internacional da empresa sul-coreana Shinil Group encontrou o navio de guerra Dmitrii Donskoi, naufragado em 1905 durante a guerra entre a Rússia e o Japão. A descoberta foi feita por submersíveis na costa da Coreia do Sul a uma profundidade de 434 metros, de acordo com o South China Morning Post.

Para além do interesse histórico em torno do navio que fez parte da frota imperial russa, há um interesse ainda maior em torno do tesouro que a danificada embarcação pode conter. É que alguns meios de comunicação sul-coreanos avançam que o navio transportava 5,500 com barras de ouro cujo valor pode atingir os 133 mil milhões de dólares (quase 114 mil milhões de euros).

A confirmar-se, este seria o maior tesouro encontrado num barco naufragado. Superior ao do tesouro encontrado no galeão espanhol San Jose em 2015, e que segundo o The Guardian está estimado num valor que pode chegar aos 17 mil milhões de dólares (14,5 mil milhões de euros).

“Encontrámos coisas que parecem caixas de tesouro, mas ainda não as abrimos”, confirmou o Shinil Group através de um comunicado. A empresa já disse que pretende retirar o navio do fundo do mar em outubro ou novembro e garantiu que vai entregar metade do espólio que encontrar ao governo russo.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório