Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

MP brasileiro investiga morte de bebé por causa de vírgula numa receita

Médico esqueceu-se de uma vírgula e dose de medicamento administrada foi dez vezes superior à recomendada.

MP brasileiro investiga morte de bebé por causa de vírgula numa receita
Notícias ao Minuto

17:29 - 18/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Justiça

As autoridades brasileiras estão a investigar a morte de um bebé de 10 meses, no Hospital Público de Santo Antônio do Içá, município do estado do Amazonas, por negligência e possível homicídio. O menino poderá ter morrido por causa de um erro ao preencher uma receita.

Henzo Matheus Pinto Elias deu entrada naquele hospital com febre e vómitos no início do mês, tendo sido internado, descreve o G1. Numa receita que lhe foi prescrita pelo médico de serviço estava recomendada a utilização de 25 miligramas de prometazina (um anti-histamínico, indicado para reações alérgicas), piorando a sua frágil condição.

O pai, Rômulo Souza, disse que chamou o médico e que este corrigiu a dose para 2,5 miligramas, menos 10 vezes do que a que estava anteriormente.

O bebé foi transferido para outro hospital mas acabou por morrer no passado dia 8 de julho, após seis dias de internamento. As causas de morte foram edema cerebral e hemorragia intracraniana.

“O meu filho já estava muito doente, dois dias depois, com essa sobredosagem, essa overdose no corpo. Ele [médico] chamou-me em privado, pediu a receita. Eu mostrei uma cópia e ele pegou numa caneta e acrescentou um ponto [entre o 2 e o 5]. Disse, ‘eu errei aqui’. Eu fiquei me perguntando, será se ele quis anular a prova?”, afirmou o pai, em entrevista à mesma publicação.

Notícias ao MinutoReceita original e cópia entregue à família, já depois de serem corrigidas pelo médico© Reprodução

O médico que consultou a criança não está inscrito no Conselho Regional de Medicina, podendo o hospital também ser penalizado. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público do Amazonas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório