Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

África do Sul e Obama comemoram centenário de Mandela

A África do Sul e o antigo Presidente norte-americano Barack Obama comemoraram hoje o centenário do nascimento de Nelson Mandela com atos de solidariedade, num país ainda profundamente marcado pela desigualdade económica.

África do Sul e Obama comemoram centenário de Mandela
Notícias ao Minuto

12:21 - 18/07/18 por Lusa

Mundo Efeméride

As celebrações dos 100 anos do nascimento de Nelson Mandela foram feitas pelos sul-africanos e por várias pessoas no mundo inteiro através de doações, inaugurações de clínicas, distribuições de cobertores e outros atos de ajuda ao próximo.

Dirigindo-se a um conjunto de jovens líderes africanos nesta terça-feira, Obama assinalou o centenário num discurso em que contestou muitas das políticas do atual Presidente norte-americano, Donald Trump - sem o nomear -, encorajando todos a manterem vivas as ideias defendidas por Mandela, incluindo a democracia, a diversidade e a tolerância.

O discurso de Obama, o de maior carga política desde que deixou as funções de Presidente, foi fortemente aplaudido.

Obama incitou os jovens líderes africanos a procurarem a mudança nos seus países, relembrando que também Mandela "começou enquanto um jovem rapaz, a lutar pela libertação" da África do Sul.

O antigo chefe de Estado norte-americano também denunciou a corrupção e as guerras, que ameaçam a velocidade das mudanças, dando o exemplo dos atuais confrontos protagonizados por separatistas nos Camarões e a ameaça dos extremistas do Boko Haram baseados na vizinha Nigéria.

A intervenção de Mandela na luta contra a segregação racial valeu-lhe 27 anos na cadeia, tendo sido libertado em 1990 e tornando-se o primeiro presidente negro da África do Sul quatro anos depois.

Nelson Mandela morreu a 05 de dezembro de 2013, com 95 anos.

Diversos eventos foram planeados durante o ano inteiro para comemorar o centenário do nascimento de Mandela, incluindo um concerto na África do Sul em dezembro encabeçado pelos artistas norte-americanos Beyoncé e Jay-Z e apresentado por Oprah Winfrey entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório