Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Sindicato espanhol denúncia Ryanair por "vulnerar direito à greve"

O sindicato espanhol USO anunciou que vai apresentar à Inspeção de Trabalho espanhola várias denúncias contra a companhia aérea Ryanair por "vulnerar o direito à greve e coagir os tripulantes de cabine".

Sindicato espanhol denúncia Ryanair por "vulnerar direito à greve"
Notícias ao Minuto

11:35 - 18/07/18 por Lusa

Economia Críticas

Segundo o sindicato, a Ryanair "vulnerou o direito à greve e coagiu os tripulantes de cabine com questionários e 'emails' nos quais pergunta se vão apoiar ou não a convocatória para os dias 25 e 26 de julho".

Assim, tanto o USO como o sindicato espanhol Sitpla, já apresentaram uma denúncia contra a transportadora, o presidente da mesma, Michael O´Leary, e o diretor de pessoal, Eddie Wilson, num tribunal espanhol.

Entretanto, a Direção Geral de Trabalho espanhola convocou os dois sindicatos para esta tarde para abordar a greve de tripulantes de cabine.

Os dois sindicatos afirmam que a companhia aérea irlandesa mandou um correio eletrónico ('email') a todos os tripulantes da Ryanair no qual lhes envia um questionário para saber se apoiam ou não a greve.

Além deste 'email', o USO afirma que a Ryanair "ameaçou os trabalhadores que não respondam antes das 18:00 de hoje com o "recebimento de um mail pessoal na quinta-feira para reclamar a resposta".

O USO também refere que a companhia aérea "ameaça descontar a cada trabalhador que faça greve cerca de 400 euros, ou seja, um terço do salário mensal de um tripulante de cabine em Espanha, apesar de as informações falsas divulgadas pela empresa indicarem que os tripulantes cobram 40.000 euros por ano".

O USO diz ainda que, "tal como fez em Portugal, a Ryanair está a tentar boicotar a greve" e que o questionário também inclui perguntas destinadas aos tripulantes que não estavam a trabalhar nos dias da greve para saber se estariam dispostos a trabalhar".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório