Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Três australianos com imunidade diplomática antes de resgate na Tailândia

A informação foi revelada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros tailandês.

Três australianos com imunidade diplomática antes de resgate na Tailândia
Notícias ao Minuto

14:02 - 17/07/18 por Sara Gouveia

Mundo Salvamento

A Tailândia garantiu imunidade diplomática a três australianos que participaram nas operações de resgate dos jovens da equipa de futebol presa na gruta de Chiang Rai. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros tailandês disse, citado pela Reuters, isso foi feito em caso de "alguma coisa correr mal".

Dezenas de mergulhadores estrangeiros e especialistas em resgate fizeram parte do salvamento, que durou 17 dias, e que fez correr tinta por todo o mundo. Mas a imunidade só foi garantida ao médico australiano Richard Harris e aos seus dois assistentes. 

"O doutor Richard Harris fez o seu melhor na missão médica de que estava responsável, mas se alguma coisa corresse mal ele precisava de proteção", explicou, acrescentando: "Sabíamos que existiam riscos envolvidos nesta missão por isso houve um entendimento entre o governo tailandês e australiano".

Questionado pela Reuters sobre a situação, o departamento de negócios estrangeiros australiano recusou comentar.

Apesar de tudo este foi um salvamento com gosto amargo para Richard Harris, pois descobriu, após sair da gruta, que o seu pai tinha morrido pouco depois do resgate ter sido completo.

Os doze rapazes e o treinador estão a recuperar da provação que passaram no hospital e prevê-se que recebam alta hospitalar esta quinta-feira. A equipa de futebol estava a explorar a gruta, a 23 de junho, quando ficaram encurralados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório