Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Juiz trava temporariamente deportação de famílias em situação ilegal

Um juiz norte-americano travou temporariamente a deportação das famílias que haviam sido separadas pela lei de "tolerância zero" da administração de Donald Trump.

Juiz trava temporariamente deportação de famílias em situação ilegal
Notícias ao Minuto

18:50 - 16/07/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

Muitas das famílias que foram separadas das suas crianças após cruzarem ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos conseguiram recentemente ser reunidas, depois de conhecidas as condições em que esta norma era aplicada. Agora, um juiz federal norte-americano quer uma suspensão temporária da deportação destas famílias, avança a AP.

O pedido para que esta ação fosse tomada partiu da União de Direitos Civis Americana, que chamou a atenção para uma possível "deportação em massa" após a reunificação destas famílias com as suas crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos.

O juiz Dana Sabraw anunciou, esta segunda-feira, que irá pedir uma suspensão temporária das deportações, durante pelo menos uma semana, até o governo esclarecer, por escrito, de que forma serão feitas.

Recorde-se que a administração norte-americana anunciou que as cerca de 2300 crianças mexicanas - das quais cerca de 100 têm idade inferior a cinco anos - separadas das suas famílias seriam devolvidas até ao final deste mês de julho.

Não foi esclarecido, porém, que destino terão as famílias ou que procedimentos serão adotados.

Apesar dos protestos generalizados com relação a esta política de "tolerância zero", Trump tem reafirmado que não permitirá que os EUA se tornem num "campo para migrantes". A ONU já denunciou a medida como uma política "inadmissível" e "cruel".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório