Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Filhas de Mandela levam luta pela herança ao tribunal Constitucional

Duas das filhas do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Zenani e Zindzir, vão pedir ao Tribunal Constitucional da África do Sul que reveja a decisão paterna de deixar a propriedade de família onde está enterrado nas mãos de um legatário.

Filhas de Mandela levam luta pela herança ao tribunal Constitucional
Notícias ao Minuto

15:41 - 16/07/18 por Lusa

Mundo África do Sul

As duas filhas que Mandela teve com a segunda mulher levarão o conflito à última instância judicial, apesar do fracasso das anteriores batalhas legais empreendidas pela mãe, que iniciou o processo em 2014.

A notícia, avançada pelo Diário Sunday Times, que cita meios locais, é divulgada poucos dias antes da celebração do centenário do nascimento deste ícone da luta contra a segregação racial.

A propriedade de Qunu (sudeste) está sob custódia de um legatário que a administra em nome da família Mandela, incluindo a terceira e última mulher, Graça Machel, também administradora.

As filhas argumentam que a propriedade deveria ter passado para as mãos da sua mãe, com quem o antigo ativista esteve casado desde 1958 até ao seu divórcio em 1996.

Quando faleceu em 2013, o património de Madiba -- como é conhecido popularmente Mandela na áfrica do Sul -- estava avaliado em mais de três milhões de euros, segundo revelou o testamento.

Winnie não estava entre os beneficiários e a propriedade de Qunu só estava em nome do ex-marido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório