Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Embaixada da Eritreia na Etiópia reaberta após 20 anos de conflito

O Presidente eritreu, Isaias Afwerki, reabriu hoje a embaixada do seu país na Etiópia, 20 anos depois dos dois países terem rompido ligações diplomáticas no início de um conflito fronteiriço.

Embaixada da Eritreia na Etiópia reaberta após 20 anos de conflito
Notícias ao Minuto

14:57 - 16/07/18 por Lusa

Mundo Recomeço

A reabertura da embaixada na capital da Etiópia, surgiu no final do terceiro dia de reunião dos dois líderes em Adis Abeba, naquela que foi a primeira visita em 22 anos de Afwerki à Etiópia, na sequência da também histórica deslocação do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, a Asmara.

Esta visita oficial aconteceu na sequência da assinatura, pelos dois países, de uma declaração "de paz e amizade" conjunta em Asmara, no início de julho, prometendo a retoma das relações diplomáticas e a abertura das fronteiras, depois de décadas de hostilidades.

Imagens da emissora estatal EBC mostraram Afwerki a içar a bandeira da Eritreia e a receber pelas mãos de Ahmed as chaves do edifício, situado no centro da capital de Etiópia.

Durante os três dias de visita Afwerki também visitou um importante parque industrial e assistiu a um concerto.

Segundo a EBC, o chefe de Estado da Eritreia voltou a Asmara após a inauguração da embaixada.

Os dois países romperam ligações diplomáticas no início de um conflito pelas fronteiras, que os opôs entre 1998 e 2000 e que fez cerca de 80 mil mortos.

As relações mantiveram-se tensas, depois de a Etiópia ter recusado ceder à Eritreia um território fronteiriço disputado pelos dois países, apesar de uma comissão internacional independente apoiada pelas Nações Unidas (ONU) ter decidido nesse sentido em 2002.

O novo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, quebrou o gelo no mês passado ao anunciar a vontade do seu país em assinar um acordo de paz.

Antiga província etíope no Mar Vermelho, a Eritreia declarou independência em 1993, depois de expulsar as tropas etíopes dos seus territórios em 1991, pondo termo a três décadas de guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório