Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

HRW pede ao Líbano que investigue alegações de tortura feitas por ator

A organização Human Rights Watch (HRW) pediu hoje às autoridades libanesas uma investigação imparcial às alegações de tortura feitas por Ziad Itani, ator libanês detido no país no último ano.

HRW pede ao Líbano que investigue alegações de tortura feitas por ator
Notícias ao Minuto

13:28 - 16/07/18 por Lusa

Mundo Human Rights Watch

"As denúncias de Itani de tortura e desaparecimento exigem uma investigação exaustiva e imparcial sobre a forma como foi tratado pelas forças de segurança durante a sua detenção", afirmou Lama Fakih, diretora-adjunta para o Médio Oriente da HRW, em comunicado.

O ator assegura que, depois da sua detenção em novembro de 2017, homens vestidos à civil bateram-lhe repetidamente, ataram-no em posições stressantes, "ameaçaram violá-lo e ameaçaram a sua família com violência física e ações legais".

Itani foi detido sob suspeita de ser um espião para Israel, uma acusação que, segundo a HRW, o ator foi obrigado a confirmar de modo a acabar com as torturas a que era submetido.

No passado dia 24 de maio, Riad Abu Ghaida, juiz de instrução militar, encerrou o caso e acusou duas pessoas de testemunhos falsos, após a libertação de Itani a 13 de março.

O ator falou com a HRW pouco depois da sua libertação, mas pediu que a organização não revelasse a sua história até agora.

"A tortura não é só ilegal, como também pode conduzir a confissões falsas. Este caso apresenta-se como uma prova decisiva para determinar se o Líbano porá fim à impunidade ou se tal ficará apenas no papel".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório