Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2018
Tempo
31º
MIN 29º MÁX 33º

Edição

Trump diz que a NATO é agora "forte e rica" graças às suas pressões

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que muitos líderes dos países membros da NATO lhe agradeceram pela pressão que exerceu sobre os aliados em Bruxelas, salientando que isso tornou a Aliança "forte e rica".

Trump diz que a NATO é agora "forte e rica" graças às suas pressões
Notícias ao Minuto

10:00 - 16/07/18 por Lusa

Mundo EUA

"Recebi muitos telefonemas de líderes da NATO que me agradeceram por ajudar a uni-los e fazê-los concentrar nas suas obrigações financeiras, presentes e futuras. Tivemos uma grande cimeira [na semana passada] que muitos meios de comunicação abordaram de forma imprecisa", escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

"A NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] agora é forte e rica!", acrescentou.

O presidente destaca assim o sucesso da sua participação na cimeira dos líderes da NATO na quarta e quinta-feira em Bruxelas, onde criticou os aliados que não destinam 2% do seu PIB aos gastos militares e passaram a exigir que os EUA elevassem o montante para 4%

Os membros da NATO comprometeram-se, numa cimeira no País de Gales em 2014, a destinar 2% de seu PIB à defesa até 2024, e Trump apontou explicitamente vários países que não atingiram essa meta, como a Alemanha.

Numa entrevista transmitida no domingo pela televisão CBS, Trump também disse que a União Europeia (UE) é agora um "inimigo" do seu país, devido às tensões no comércio, que levaram à imposição mútua de tarifas.

Trump está em Helsínquia para participar hoje na sua primeira cimeira formal com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na qual é esperado que sejam abordados os conflitos na Síria e na Ucrânia, o desarmamento nuclear e a suposta interferência de Moscovo nas eleições dos EUA.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.