Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Cerca de três mil pessoas protestam na Escócia contra visita de Trump

Cerca de três mil pessoas protestam hoje nas ruas de Edimburgo contra a visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Cerca de três mil pessoas protestam na Escócia contra visita de Trump
Notícias ao Minuto

14:47 - 14/07/18 por Lusa

Mundo Edimburgo

De acordo com as autoridades locais, citadas pela agência AP, pelas 13:00, cerca de três mil pessoas concentraram-se junto ao parlamento escocês, em Edimburgo, empunhando cartazes e faixas anti-Trump.

O protesto seguirá ainda para o consulado americano.

Donald Trump vai passar o fim de semana na Escócia, enquanto se prepara para a cimeira com o Presidente russo, Vladimir Putin, que irá decorrer na segunda-feira, em Helsínquia, na Finlândia.

"Cheguei à Escócia e vou estar no Trump Tumberry para dois dias reuniões, telefonemas e, espero, algum golfe", disse o Presidente norte-americano, através da rede social 'Twitter'.

A última vez que Trump visitou a Escócia foi em 2016, poucas horas depois do Reino Unido ter votado a favor a saída da União Europeia ('Brexit').

Donald Trump iniciou a primeira visita ao Reino Unido, como Presidente dos Estados Unidos, na quinta-feira, com o 'Brexit', o comércio bilateral, a política externa e a segurança global a serem os assuntos mais marcantes na agenda.

Na sexta-feira, em Londres, Trump garantiu que mantém uma relação "muito sólida" com a primeira-ministra britânica, Theresa May, apesar de ter criticado numa entrevista a negociação do 'Brexit'.

"A relação é muito, muito sólida, temos uma ótima relação", garantiu Donald Trump, sentado ao lado de Theresa May.

Trump falava à chegada a Chequers Court, a casa de campo da chefe de Governo, onde os dois vão ter um almoço de trabalho e discussões bilaterais, concluída com uma conferência de imprensa.

No entanto, em entrevista ao jornal The Sun, na sexta-feira, Trump disse que a estratégia de May para o 'Brexit' "provavelmente mataria" um acordo de livre comércio entre Washington e Londres.

Trump elogiou também o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson, considerando que seria "um grande primeiro-ministro", poucos dias após a demissão do político britânico em divergência com May sobre o 'Brexit'.

A entrevista desencadeou uma série de ataques de todos os espetros políticos, incluindo da deputada do partido Trabalhista Emily Thornberry, que mostrou solidariedade com a líder do partido Conservador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório