Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Israel lança ataque em Gaza, Hamas responde com morteiros

Militares israelitas efetuaram na manhã de hoje um ataque a vários locais em Gaza em resposta a atos de violência na fronteira, após o qual militantes do Hamas dispararam mais de uma dúzia de morteiros contra Israel.

Israel lança ataque em Gaza, Hamas responde com morteiros
Notícias ao Minuto

05:47 - 14/07/18 por Lusa

Mundo Militares

Não existem relatos de vítimas de ambos os lados, mas a troca ameaça desencadear uma escalada de violência, depois de semanas de tensões ao longo da fronteira.

Os aviões atacaram um túnel do Hamas no sul da Faixa de Gaza, assim como outros complexos militares, incluindo aqueles envolvidos na onda de ataques com recurso a balões incendiários.

Israel tem alertado o Hamas nas últimas semanas que não tolerará que os esforços continuados dos militantes de Gaza para transgredir a fronteira, bem como a campanha que tem sido executada para devastar as comunidades fronteiriças de Israel com ataques incendiários.

Na sexta-feira, milhares de palestinos protestaram perto da fronteira de Gaza. Um palestiniano de 15 anos que tentou escalar a cerca para Israel foi morto a tiro.

Mais tarde, os militares disseram que um oficial israelita sofreu ferimentos ligeiros provocados por uma granada lançada contra ele.

Mais de 130 palestinianos, a maioria desarmados, foram mortos por militares israelitas desde o início dos protestos a 30 de março.

Israel garante que está a defender a sua fronteira soberana e acusa o Hamas de usar os protestos como cobertura para tentativas de invadir a cerca da fronteira e atacar civis e soldados.

Em comunicado, os militares argumentam que as atividades do Hamas "violam a soberania israelita, põe em perigo civis israelitas e sabotam os esforços humanitários de Israel que visam ajudar os civis de Gaza".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório