Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Emitida série comemorativa do centenário do nascimento de Mandela

O Banco de Reserva da África do Sul emitiu mais de 400 milhões de notas bancárias e uma moeda de edição limitada, comemorativas do centenário do nascimento do ex-Presidente Nelson Mandela, em 18 de julho.

Emitida série comemorativa do centenário do nascimento de Mandela
Notícias ao Minuto

00:06 - 14/07/18 por Lusa

Mundo Banco Central

"Utata [o pai da Nação] representa a melhor versão de nós próprios como sul-africanos e não existe momento mais apropriado do que o seu aniversário centenário para honrar o que ele representa, com estas notas bancárias e uma moeda de cinco randes", disse Lesetja Kganyago, governador do Banco de Reserva da África do Sul (Sarb, sigla em inglês), em conferência de imprensa.

O Sarb afirmam que as anotações descrevem a vida de Mandela, desde tenra idade na sua aldeia [Qunu] no Cabo Oriental, como filho de um chefe tradicional; os 27 anos de encarceramento e o fim do apartheid em 1994, quando foi eleito chefe de Estado.

Nelson Mandela morreu em 2013, aos 95 anos.

Entre os convidados presentes na cerimónia, realizada sexta-feira em Pretória, estiveram Ndileka Mandela e os governadores dos bancos centrais do Botswana e do Lesoto.

O lançamento da nova série comemorativa faz parte de uma série de actividades que o governo sul-africano tem vindo a organizar ao longo do ano.

Uma palestra anual para assinalar o 'Dia de Mandela', data do seu aniversário, pelo ex-presidente dos EUA Barack Obama está agendada para a próxima semana, em Joanesburgo.

O Banco de Reserva divulgou ainda uma 'app' de acompanhamento a esta série comemorativa de notas e moeda de cinco de randes, com conteúdos sobre a vida de Mandela e recursos de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório