Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Os elogios e agradecimentos do último a sair de gruta na Tailândia

Foi o médico Richard Harris quem decidiu a ordem por que deveriam sair os miúdos. Estavam já todos a salvo quando chegou a sua vez de sair da gruta.

Os elogios e agradecimentos do último a sair de gruta na Tailândia
Notícias ao Minuto

23:12 - 13/07/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Richard Harris

Durante pouco mais de duas semanas, uma equipa de futebol de 12 miúdos e o seu treinador viram-se encerrados numa gruta na Tailândia e temeu-se o pior.

O mundo inteiro prestou atenção ao complexo processo de salvamento. Depois de dúvidas e receios, uma operação que ocupou os últimos três dias permitiu resgatar todos.

Richard Harris é o médico australiano que prestou auxílio no local. Foi um dos heróis que enfrentou a gruta. Foi ele quem escolheu a ordem por que deveriam ser resgatadas as vítimas, isto depois de ter visto cada uma delas no interior da gruta. Quando saiu de lá já todos estavam a salvo, como destaca a ABC.

Numa publicação no Facebook durante o seu voo de regresso a Adelaide, na Austrália, o médico aproveitou este que foi o primeiro momento "para refletir" desde que tudo começou.

Num longo texto, Richard Harris nomeia os colegas australianos que colaboraram nesta missão, com destaque para os mergulhadores que estiveram na gruta antes da sua chegada e que colocaram a "robusta" corda que seria essencial no processo de resgate.

A mensagem, explicou, serve acima de tudo para dar o devido "crédito" a todos.

Reconhecendo que tanto ele como o seu colega foram elogiados pelo seu trabalho, Richard Harris fez questão de realçar os esforços de todos, tailandeses e estrangeiros, que se dedicaram de corpo e alma ao salvamento dos rapazes.

No final, deixa ainda um agradecimento aos familiares de todos estes heróis que esperaram pelos seus, bem como aos "milhares" de pessoas que por estes dias têm endereçado mensagens aos heróis pelo seu trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório