Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mãe de cineasta ucraniano detido na Rússia pede perdão de Putin

A mãe do cineasta ucraniano, Oleg Sentsov, detido na Rússia e em greve de fome desde maio, pediu hoje ao Presidente do país, Vladimir Putin, que concedesse um indulto ao seu filho.

Mãe de cineasta ucraniano detido na Rússia pede perdão de Putin
Notícias ao Minuto

13:14 - 13/07/18 por Lusa

Mundo Oleg Sentsov

Oleg Sentsov, que se exprimiu publicamente contra a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2015, foi condenado a 20 anos de prisão por conspiração destinada a promover atos terroristas.

Lyudmila Sentsova, numa carta escrita no 42.º aniversário do filho, pediu ao Presidente russo que mostre misericórdia e perdoe o cineasta.

"Não vou tentar convencê-lo da inocência do meu filho, embora eu acredite nela. Digo simplesmente que ele não matou ninguém", escreveu Sentsova na carta publicada hoje pela estação de rádio liberal Ekho Moskvy.

Lembrando que os filhos de Sentsov "estão à espera dele", Sentsova pediu também a Putin para não estragar a vida do seu filho e dos seus familiares.

Segundo o advogado de Sentsov, o cineasta já perdeu 20 quilos e está em estado frágil, encontrando-se a receber vitaminas e outros nutrientes por via intravenosa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Putin irá considerar o apelo, mas avisou que não tem a certeza sobre a legalidade de um possível perdão, pois segundo a lei russa o Presidente só pode perdoar um condenado se for ele quem fez o pedido, o que Sentsov se recusou a fazer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório