Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Xi Jinping afirma que reunificação com Taiwan inevitável

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou hoje que a reunificação de Taiwan com a China faz parte do "imparável rumo da história", levando o Governo taiwanês a apelar a este que respeite a vontade popular.

Xi Jinping afirma que reunificação com Taiwan inevitável
Notícias ao Minuto

13:08 - 13/07/18 por Lusa

Mundo China

Xi reuniu-se com Lien Chan, o antigo vice-Presidente taiwanês, que dirige agora o partido de oposição e pró-Pequim Kuomintang, e a quem reafirmou a sua confiança numa reunificação pacífica.

"Enquanto corrigimos as coordenadas históricas e agarramos com firmeza o leme, o rumo do desenvolvimento pacífico e da reunificação pacífica seguirá vitorioso", afirmou o líder chinês, citado pela imprensa oficial.

O Governo taiwanês reagiu com um apelou a Xi para que aceite a realidade e respeite a vontade popular da ilha.

Taipé vai manter a atual situação pacífica e não deixará de defender a soberania taiwanesa, assegurou Qiu Chui-zheng, porta-voz do Conselho para os Assuntos da China Continental.

Qiu afirmou que a China deve reduzir as suas "ações negativas" contra Taiwan, que estão a afetar as relações, e resolver as suas diferenças com Taipé por via da comunicação e sem intimidações.

Pequim cortou os mecanismos de diálogo com Taipé desde a eleição da Presidente Tsai Ing-wen do Partido Democrático Progressista, pró-independência, em 2016, e só aceita voltar atrás se a líder taiwanesa declarar que a ilha é parte da China.

Lien fez, em 2005, uma histórica visita a Pequim, num período de tensão entre o regime comunista e o governo pró-independência de Chen Shui-bian, e conseguiu vários acordos com o então Presidente chinês, Hu Jintao, que foram implementados após o Kuomintang regressar ao poder, em 2008.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

No entanto, Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não uma entidade política soberana.

Desde o XIX Congresso do Partido Comunista Chinês (PCC), que decorreu em outubro passado, que as incursões de aviões militares chineses no espaço aéreo taiwanês se intensificaram, levando analistas a considerarem como cada vez mais provável que a China invada Taiwan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório