Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Presidente da República dos Camarões anuncia recandidatura no Twitter

O Presidente dos Camarões, Paul Biya, que já conta 35 anos no poder, anunciou hoje pela rede social Twitter a candidatura ao sétimo mandato consecutivo nas eleições marcadas para 07 de outubro.

Presidente da República dos Camarões anuncia recandidatura no Twitter
Notícias ao Minuto

11:50 - 13/07/18 por Lusa

Mundo Paul Biya

"Aceito responder positivamente aos vossos apelos insistentes. Serei o vosso candidato às próximas eleições presidenciais", escreveu o chefe de Estado na conta de Twitter, onde se encontra inscrito como "President Paul BIYA".

"Consciente dos desafios que devemos ultrapassar juntos para [um Estado dos] Camarões ainda mais unido, estável e próspero": É assim que o político de 85 anos se declara ao povo.

Segundo a agência AFP, os apoiantes apresentam Paul Biya como "candidato natural da maioria".

Outros candidatos às presidenciais já são conhecidos, entre os quais Joshua Oish, da Frente Democrática Social, principal partido da oposição, também o vice-presidente local da organização Transparência Internacional, Akere Muna, e o presidente do partido Movimento para a Renascença dos Camarões, Maurice Kamto.

A AFP indica que as eleições estão previstas num contexto de tensão, sendo que o país enfrenta invasões do grupo jihadista nigeriano Boko Haram a norte e tem sido palco de conflitos nas regiões anglófonas, a noroeste e sudoeste, entre o exército e grupos separatistas radicais.

Na quinta-feira, em Kumba, sudoeste do país, um comboio em que seguia o ministro da Defesa, Joseph Beti Assomo, foi atacado.

Quatro militares e um jornalista ficaram feridos e vários atacantes foram mortos.

O movimento separatista tem ganho força desde o fim de 2017, procedendo a ataques às forças da ordem e segurança, incendiando escolas, violando símbolos administrativos e sequestrando funcionários públicos.

Desde o início dos conflitos, já morreram mais de 80 funcionários das forças de segurança nas regiões anglófonas do país africano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório