Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da Eritreia visita Etiópia no sábado

O presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, vai visitar a Etiópia no sábado, depois de décadas de hostilidade entre os países vizinhos, anunciou hoje o ministro da Informação eritreu.

Presidente da Eritreia visita Etiópia no sábado
Notícias ao Minuto

08:44 - 13/07/18 por Lusa

Mundo Isaias Afwerki

Yemane Gebremeskel confirmou a visita na rede social Twitter, salientando que a visita vai "aumentar o empenho conjunto pela paz e cooperação".

O presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, de 72 anos, visitou a Etiópia pela última vez em 1996.

A visita acontece na sequência da viagem histórica que o novo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, fez à Eritreia no passado fim de semana.

A Etiópia e a Eritreia chegaram a acordo no início do mês para retomar relações diplomáticas e abrir as fronteiras, depois de décadas de hostilidades.

"Concordamos com a retomada do tráfego aéreo e marítimo, a movimentação de pessoas entre os dois países e a reabertura de embaixadas", declarou o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, depois de conversações com o Presidente da Eritreia.

Os dois países romperam ligações diplomáticas no início de um conflito pelas fronteiras, que os opôs entre 1998 e 2000 e que fez cerca de 80 mil mortos.

As relações mantiveram-se tensas, depois de a Etiópia ter recusado ceder à Eritreia um território fronteiriço disputado entre os dois países, apesar de uma comissão internacional independente apoiada pelas Nações Unidas (ONU) ter decidido nesse sentido em 2002.

Antiga província etíope no Mar Vermelho, a Eritreia declarou independência em 1993 depois de expulsar as tropas etíopes dos seus territórios em 1991, pondo termo a três décadas de guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório