Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

UE felicita Nyusi e Renamo pelo entendimento sobre assuntos militares

A delegação da União Europeia (UE) em Moçambique felicitou hoje o entendimento entre o chefe de Estado e o líder interino da oposição anunciado na quarta-feira.

UE felicita Nyusi e Renamo pelo entendimento sobre assuntos militares
Notícias ao Minuto

19:04 - 12/07/18 por Lusa

Mundo África

A UE entende que o consenso entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o coordenador da Comissão Política da Renamo, Ossufo Momade, em matéria de assuntos militares, mostra "vontade de realizar progressos tangíveis", refere numa nota divulgada hoje.

A delegação junta-se às felicitações já expressas pela Suíça, que preside ao grupo de contacto entre o Governo e a Renamo, pelos EUA e por Portugal.

"Este é um passo importante para o reforço da confiança mútua entre as duas partes e para a conclusão de um processo de paz efetiva", acrescenta.

A UE e os seus Estados-membros "estão dispostos a apoiar as partes na implementação bem-sucedida deste acordo e no processo geral de paz e reconciliação nacional, para benefício de todos os moçambicanos", concluiu o comunicado.

O ex-líder da Renamo, Afonso Dhlakama, morreu a 03 de maio, devido a complicações de saúde, numa altura em que já tinha negociado com Nyusi a descentralização do poder com vista à paz, mas deixando por fechar o dossiê militar.

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder e a que Nyusi preside, fez depender, em junho, a aprovação de legislação eleitoral, de avanços no processo de desmilitarização da Renamo.

O encontro de quarta-feira poderá desbloquear o impasse no parlamento e levar à aprovação de legislação de que depende o calendário eleitoral das autárquicas de 10 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório