Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2018
Tempo
26º
MIN 24º MÁX 27º

Edição

Reaberta investigação de homicídio de adolescente negro em 1955 nos EUA

Jovem foi vítima de linchamento numa América segregada. A mulher que terá espoletado a violência sobre o jovem admitiu que o seu testemunho na altura não foi inteiramente verdadeiro.

Reaberta investigação de homicídio de adolescente negro em 1955 nos EUA
Notícias ao Minuto

16:46 - 12/07/18 por Pedro Filipe Pina 

Mundo Emmett Till

Foi em 1955 que o jovem Emmett Till, de apenas 14 anos de idade, foi assassinado. Décadas depois, o caso será agora reaberto pelas autoridades federais dos EUA, dá conta a Sky News.

O caso aconteceu numa América onde os afro-americanos eram cidadãos 'de segunda', com políticas e leis a alimentarem a discriminação e a segregação.

Carolyn Bryant, então com 21 anos, era uma mulher branca que acusou o jovem negro de a ter assediado. Um grupo de homens que seria liderado pelo seu marido foi até à casa do tio de Emmett, no Mississippi, levou o rapaz à força, espancou-o e, no final, baleou-o mortalmente.

Na altura, o caso não terá merecido uma investigação séria pelas autoridades locais. Em 2005, o corpo do jovem, que se encontrava enterrado no cemitério de Burr Oak, foi exumado a pedido do FBI. Mas em 2007, e com os principais suspeitos do homicídio já mortos, o caso foi dado como encerrado.

O ano passado, porém, um novo livro que focava esta história deu nova 'luz' ao caso: Carolyn Bryant admitiu, muitas décadas após o linchamento, que a história do suposto assédio que levou ao brutal assassinato do rapaz não terá decorrido como o que contara em tribunal.

Roy Bryant, então marido de Carolyn, e o meio-irmão deste, JW Milam, chegaram a ser acusados do homicídio, mas acabaram por ser inocentados. Milam morreu em 1980, com 61 anos. Bryan morreria uns anos depois, em 1994, com 63 anos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório