Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Cerca de 2.500 migrantes menores na Grécia em situação "perigosa"

Cerca de 2.500 migrantes menores não acompanhados na Grécia, que representam dois terços do total deste grupo e registados, não possuem uma estrutura de alojamento e estão em situação "perigosa", alertou hoje a organização não-governamental (ONG) Metadrasi.

Cerca de 2.500 migrantes menores na Grécia em situação "perigosa"
Notícias ao Minuto

16:31 - 12/07/18 por Lusa

Mundo ONG

"De acordo com os dados do Centro de solidariedade social [Ekka], 3.670 menores não acompanhados encontram-se atualmente no país e apenas 1.135 garantem alojamento em casas ou em famílias, com os restantes confrontados com uma situação perigosa", indicou Evdokia Gryllaki, responsável na Metadrasi pela gestão de menores não acompanhados.

A maioria dos menores não protegidos são paquistaneses, 38,4% do total, que "não possuem o perfil habitual do refugiado que tenha a possibilidade de beneficiar de proteção, como é por exemplo o caso dos sírios", lamentou esta responsável durante uma conferência de imprensa em Atenas sobre esta situação.

Evdokia Gryllaki sublinhou ainda que "12% dos menores sem proteção são SDF [sem domicílio fixo], e que apenas 66% são escolarizados".

"O atual desafio consiste em encontrar soluções para a sua integração, sobretudo através da sua escolarização, porque a maioria [55,5%] está indicada para permanecer no país" por não estarem incluídos nas categorias de relocalização ou reagrupamento familiar, revelou.

No total, e de acordo com a Ekka, existem na Grécia 28 estruturas de alojamento de menores não acompanhados, com uma capacidade de 1.115 lugares.

A Metadrasi, vocacionada para a defesa dos migrantes e refugiados, em particular dos menores são acompanhados, forneceu apoio desde 2015 -- o ano mais intenso da recente crise migratória -- a 4.133 menores, incluindo 3.633 rapazes, na maioria afegãos, sírios e paquistaneses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório