Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

NATO: "Agora, os EUA estão a ser tratados de forma mais justa"

Donald Trump deita assim por terra a notícia de que iria abandonar a NATO.

NATO: "Agora, os EUA estão a ser tratados de forma mais justa"
Notícias ao Minuto

11:30 - 12/07/18 por Andrea Pinto

Mundo Trump

Depois de se ter avançado que Trump estaria a ponderar excluir os EUA da NATO, por estar insatisfeito com o valor do investimento feito  nas despesas militares, pelos restantes aliados na organização, sabe-se agora que Trump terá saído, afinal, satisfeito do encontro de Bruxelas. É o próprio, aliás, quem o garante.

O presidente dos Estados Unidos assumiu em conferência de imprensa esta manhã que se apresentou ontem na NATO "insatisfeito". Em causa estava o investimento desigual de cada uma das nações.

"Eu disse aos aliados que ficaria muito insatisfeito se eles não cumprissem os seus compromissos substancialmente. Porque os Estados Unidos têm pago uma quantia tremenda", começou por afirmar.

Segundo o mesmo, os EUA seriam responsáveis por cerca de "70 a 90%" do investimento feito na NATO. Algo que, na sua opinião, não era "justo" nem poderia continuar".

Contudo, aquilo a que assistiu no encontro, foi, palavras suas, "ao compromisso" dos outros países em aumentar o seu investimento. Algo que mereceu vários elogios por parte de Trump, que deita assim por terra a notícia de que tencionaria abandonar a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

"Todos concordaram em aumentar substancialmente o seu compromisso. Eles vão subi-lo em níveis que nunca pensaram antes. "Agora, os EUA estão a ser tratados de forma mais justa", rematou. 

Os aliados aumentaram em 33 mil milhões de dólares as despesas desde o ano passado, montante que pode chegar aos 40 mil milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório