Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Trump aumenta pressão sobre a NATO. Marcada reunião de emergência

Donald Trump quer que os países aumentem as contribuições para a organização. Os líderes da NATO decidiram convocar uma reunião de emergência.

Trump aumenta pressão sobre a NATO. Marcada reunião de emergência
Notícias ao Minuto

11:05 - 12/07/18 por Andrea Pinto

Mundo Reunião

Donald Trump terá aumentado, esta manhã, a pressão sobre os aliados da NATO, para que aumentem as suas contribuições para a segurança.

Em várias publicações colocadas no Twitter, o presidente dos Estados Unidos queixa-se de pagar milhares de euros para garantir a proteção da NATO, enquanto países da Europa não o fazem.

"Todas as nações da NATO têm de cumprir o compromisso de 2%, e têm obrigatoriamente de alcançar os 4%", voltou a defender num 'tweet', depois de já ter feito essa exigência na reunião de chefes de Estado e Governo da Aliança Atlântica na quarta-feira.

Durante a reunião, Trump terá mesmo ameaçado tomar decisões sérias caso esta situação não se altere, havendo quem diga que o presidente dos Estados Unidos anunciou mesmo que poderá romper a ligação entre a NATO e os EUA. 

Esta informação não foi ainda confirmada e é, de resto, desmentida por duas fontes ouvidas pela Reuters, estando agendada para dentro de momentos uma conferência de imprensa em que o presidente dos EUA explicará melhor a sua posição sobre este assunto.

Na sequência das exigências de Trump, os líderes da NATO decidiram convocar uma reunião de emergência, esta quinta-feira, em Bruxelas para debater o aumento das despesas militares dos Aliados, indicaram hoje fontes diplomáticas.

De acordo com aquelas fontes, citadas pelas agências France Presse e EFE, a sessão de trabalhos com os líderes da Geórgia e da Ucrânia foi suspensa pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, para que os chefes de Estado e de Governo dos 29 pudessem voltar a discutir o aumento do investimento em Defesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório