Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Cartoon põe mergulhador a resolver casos de famílias imigrantes separadas

Cartoonista da revista norte-americana 'Politico' faz crítica acutilante a políticas de imigração da administração norte-americana com recurso a caso tailandês.

Cartoon põe mergulhador a resolver casos de famílias imigrantes separadas
Notícias ao Minuto

22:57 - 11/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ilustração

O cartoonista Matt Wuerker, do jornal 'Politico', decidiu fazer uma interpretação da política de "tolerância zero" adoptada pelos Estados Unidos através da sua comparação com o resgate da equipa juvenil de futebol 'Javalis Selvagens', que foi na terça-feira resgatada de um gruta na Tailândia.

Apelando ao facto de que os mergulhadores da Marinha tailandesa (e internacionais) trabalharam de forma incansável - houve inclusive uma morte - para reunir as crianças com as suas famílias, a ilustração coloca um destes profissionais ao serviço das famílias imigrantes.

A intenção será apontar a importância de manter as crianças junto dos seus progenitores, quase que pedindo uma 'operação de resgate', mas ao nível dos valores humanitários básicos.

Recorde-se que milhares de crianças, algumas muito pequenas, foram separadas dos pais após cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o México, tendo sido colocadas em centros de detenção separados pelas autoridades fronteiriças. Esta situação tem gerado enorme indignação e levou a uma reversão da política. Apesar de tudo, ainda há muitas crianças à espera de serem reunidas com os progenitores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório