Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Executivos condenados por acidente que matou 301 mineiros na Turquia

Um tribunal turco condenou cinco executivos da mina onde 301 trabalhadores morreram em 2014, no pior acidente de mineração na história da Turquia, a penas de entre 15 a 22 anos e seis meses de prisão.

Executivos condenados por acidente que matou 301 mineiros na Turquia
Notícias ao Minuto

12:02 - 11/07/18 por Lusa

Mundo processo

Com estas sentenças, foi concluído o julgamento que teve início em abril de 2015, em Akhisar, município da província ocidental de Manisa, vizinho de Soma.

O diretor-geral da empresa Soma Holding, Ramazan Dogru, e o seu subdiretor de exploração, Ismail Adali, foram condenados a 22 anos e seis meses de prisão.

Dois outros executivos, Akin Çelik e Ertan Askoy, receberam uma pena de 18 anos de prisão, enquanto o proprietário da empresa e filho do fundador, Can Gürkan, foi condenado a 15 anos de prisão.

Mais de 700 mineiros estavam na mina de lignite a 13 de maio de 2014, quando uma explosão provocou um incêndio durante uma mudança de turno e causou a morte, principalmente por envenenamento por monóxido de carbono, de 301 trabalhadores.

Cinquenta e uma pessoas foram acusadas durante o julgamento, que se baseou nas conclusões de um relatório de especialistas, que responsabilizam a empresa pelo acidente devido a falta de medidas de segurança adequadas.

Os familiares das vítimas e os seus advogados protestaram porque as sentenças hoje proferidas foram pelo crime de "negligência" e não por "provável assassínio intencional", que é assim tipificado na Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório