Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

África do Sul acusada de tratamento desumano a imigrantes ilegais

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique acusa as autoridades sul-africanas de deportarem cidadãos moçambicanos de "forma desumana", exortando Pretória a respeitar as leis internacionais.

África do Sul acusada de tratamento desumano a imigrantes ilegais
Notícias ao Minuto

09:50 - 11/07/18 por Lusa

Mundo Imigrantes

"Não se deve, só pelo facto de estar lá [na África do Sul] ilegalmente, tratar como se fosse animal, tratar de forma desumana", declarou o diretor-nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos moçambicano, Albachir Macassar, citado hoje pelo diário O País.

Os moçambicanos encontrados a viver ilegalmente na África do Sul, prosseguiu, são transportados como se fossem animais em comboios, em condições de violação das regras internacionais.

Albachir Macassar afirmou que a África do Sul deportou no ano passado 45.283 moçambicanos, dos cerca de 400 mil que vivem naquele país.

O diretor-nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos assinalou que Moçambique tem sido um exemplo no tratamento dos estrangeiros que estão no território nacional, cumprindo os tratados sobre a matéria.

"Se olharmos para a forma como o país trata os estrangeiros, podemos afirmar que Moçambique cumpre as convenções internacionais", disse Albachir Macassar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório