Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Centenas de voluntários aplaudem resgate dos jovens encurralados

A libertação dos 12 jogadores de futebol e do treinador encurralados há duas semanas numa gruta na Tailândia foi recebida hoje com aplausos pelos voluntários que trabalhavam no centro logístico de apoio à operação de socorro.

Centenas de voluntários aplaudem resgate dos jovens encurralados
Notícias ao Minuto

13:45 - 10/07/18 por Lusa

Mundo Tailândia

As autoridades tailandesas anunciaram hoje que estão a salvo os 12 jovens jogadores de futebol e o seu treinador que ficaram há duas semanas encurralados numa gruta na província de Chiang Rai, norte da Tailândia.

A notícia foi recebida com aplausos dos voluntários que apoiam a operação de resgate, mais de uma centena e sobretudo mulheres.

No centro de imprensa encontra-se mais de uma centena de jornalistas, mais do que nos últimos dois dias, depois de na segunda-feira, o responsável pelas operações de salvamento ter prometido que hoje seriam retirados os quatro jovens e o treinador que ainda se encontravam no interior.

Segundo a página de Facebook dos fuzileiros tailandeses, apenas três mergulhadores da armada estão ainda no interior da gruta, o que indica que também o médico australiano que estava a acompanhar os jovens terá já saído.

"Não temos a certeza se isto é um milagre, ciência ou outra coisa qualquer. Todos os 13 Wild Boars [javalis] estão agora fora da gruta", lê-se na página dos fuzileiros tailandeses, que se referem aos jogadores pelo nome da equipa.

O grupo de 12 rapazes e o treinador foram explorar a área depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída da gruta e impediram que as equipas de resgate os encontrassem.

O acesso ao local onde ficaram encurralados só foi possível via mergulho, através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Os rapazes e o treinador foram retirados numa operação que durou três dias e que começou no domingo, quando os mergulhadores conseguiram retirar da gruta os quatro primeiros rapazes.

Na segunda-feira, foram retirados outros quatro e hoje a equipa de resgate retirou os últimos quatro garotos e o treinador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório