Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Stoltenberg defende que aliados não têm de agradar aos EUA

O secretário-geral da NATO defendeu hoje que os aliados europeus e o Canadá não devem aumentar a despesa em defesa para agradar aos Estados Unidos, mas sim para enfrentar os novos desafios de um mundo mais imprevisível.

Stoltenberg defende que aliados não têm de agradar aos EUA
Notícias ao Minuto

13:27 - 10/07/18 por Lusa

Mundo NATO

"Os aliados europeus e o Canadá não devem aumentar a despesa em defesa para agradar aos Estados Unidos, mas sim porque é necessário, porque vivemos num mundo mais imprevisível. Uma NATO forte é boa para a Europa, mas também para os Estados Unidos", argumentou Jens Stoltenberg.

Instado a comentar as críticas que o Presidente norte-americano, Donald Trump, tem dirigido aos aliados europeus, por aquilo que considera um financiamento insuficiente da Organização do Tratado do Atlântico Norte, o secretário-geral assumiu que o nível de contribuições não é equitativo, nem justo, mas lembrou que os países europeus e o Canadá estão a aumentar as suas dotações.

"Isso é significativo. Estamos a caminhar na direção correta. Estou confiante que isso ficará evidente na cimeira. Não digo que todos estejam a gastar mais, mas temos registado um crescimento significativo de financiamento através da Europa", completou.

Jens Stoltenberg reconheceu ainda que a cimeira da Aliança Atlântica, que decorrerá entre quarta e quinta-feira na capital belga, acontece num momento em que alguns questionam a fortaleza da união da NATO.

"Não ficaria surpreendido se tivéssemos discussões robustas na cimeira, incluindo sobre financiamento. No entanto, estou confiante que chegaremos a acordo", disse.

O secretário-geral da NATO escusou-se a comentar a guerra comercial entre os EUA e a União Europeia (UE), considerando que o único tema que diz respeito à organização é a Defesa.

"Há desentendimentos, diferentes visões entre aliados, mas acredito firmemente que a NATO continuará ser a pedra de toque das relações transatlânticas. Foi assim desde sempre. Não é novo que haja desentendimentos entre aliados. É do nosso interesse manter a NATO, é bom para a Europa e para a América do Norte. Na Europa, há infraestruturas que são importantes, não só para proteger a Europa, mas para os EUA projetarem a sua capacidade militar para África e o Médio Oriente", rematou.

Stoltenberg abordou ainda o encontro de Donald Trump com o Presidente russo, Vladimir Putin, que acontecerá em 16 de julho em Helsínquia, considerando que "qualquer ação que possa diminuir a tensão é bem-vinda".

"Não queremos uma nova Guerra Fria, a Rússia é nossa vizinha. Temos de melhorar a nossa relação com a Rússia. Mesmo que não seja possível, temos de dialogar para evitar mal-entendidos, desinformação", disse, frisando que a NATO acredita numa estratégia que combina defesa e diálogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório