Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Trump volta a criticar contribuições "injustas" dos parceiros da NATO

O Presidente dos EUA, Donald Trump, assegurou hoje, a dois dias da cimeira dos líderes aliados em Bruxelas, que o sistema de financiamento da NATO, no qual o seu país é o principal contribuinte, "não é justo nem aceitável".

Trump volta a criticar contribuições "injustas" dos parceiros da NATO
Notícias ao Minuto

14:47 - 09/07/18 por Lusa

Mundo Cimeira

"Os Estados Unidos estão a gastar muito mais na NATO que qualquer outro país. Não é justo nem aceitável. Apesar de alguns destes países terem aumentado as suas contribuições desde que assumi o cargo, devem fazer muito mais", assinalou Trump na sua conta oficial do Twitter.

Trump chega na noite de terça-feira a Bruxelas para participar nos dois dias seguintes na cimeira de líderes da NATO, antes de viajar para o Reino Unido e concluir o seu périplo europeu em 16 de julho em Helsínquia, onde se reunirá com o seu homólogo russo Vladimir Putin.

Na sua mensagem, Trump criticou que a Alemanha contribua apenas com 1% do seu produto interno bruto (PIB) para o gasto em Defesa acumulado dos membros da NATO, enquanto os EUA contribuem com 4%, segundo referiu.

Donald Trump disse ainda que a NATO "beneficia muito mais" a Europa que os Estados Unidos, que "está a pagar 90%" das despesas da aliança militar.

Apesar de Trump ter moderado a sua posição desde a chegada à Casa Branca, manteve duras críticas dirigidas aos parceiros da NATO que não alcançam o compromisso de despesas no setor da Defesa de 2% do seu PIB.

Por outro lado, disse que a União Europeia (UE) garante uma receita comercial de 151 milhões de dólares (128,5 milhões de euros) com os EUA e impõe "grandes barreiras comerciais" aos produtos norte-americanos.

Nos últimos meses, Trump impôs tarifas de 25% e 10% às importações de aço e alumínio da UE, e ameaçou com uma taxa de 20% aplicável a todos os veículos europeus.

As declarações de hoje ocorrem a dois dias da cimeira de líderes que decorre a 11 e 12 de julho em Bruxelas, e que na perspetiva do secretário-geral da NATO, o ex-primeiro-ministro social-democrata norueguês Jens Stoltenberg, deveria servir para "reforçar" o vínculo entre a América do norte e a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório