Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

EUA pedem ao Vietname que prolongue sanções contra Pyongyang

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu hoje ao Governo do Vietname que prolongue as sanções em vigor contra Pyongyang até à desnuclearização total da Coreia do Norte.

EUA pedem ao Vietname que prolongue sanções contra Pyongyang
Notícias ao Minuto

10:19 - 09/07/18 por Lusa

Mundo Até desnuclearização

"Gostaria de agradecer o vosso apoio em relação aos esforços com a Coreia do Norte", disse Pompeo ao ministro dos Negócios Estrangeiros vietnamita, Pham Binh Minh.

Mike Pompeo encontra-se em Hanói desde domingo em visita oficial, onde se encontrou com o ministro dos Negócios Estrangeiros do país e com o primeiro-ministro, Nguyen Xuân Phúc.

"Nos Estados Unidos consideramos a nossa relação com o Vietname como incrivelmente especial", enalteceu o secretário de Estado norte-americano.

No domingo, Pompeo apelou ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que replique o crescimento económico vietnamita e que normalize as relações diplomáticas com os EUA, tal como fez Hanói. Para Pompeo, a evolução das relações do pós-conflito entre EUA e o Vietname são a prova que os inimigos se podem dar bem do futuro.

Antes de se deslocar a Hanói, Pompeo esteve no domingo no Japão numa reunião com os ministros dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, e sul-coreana, Kang Kyung-wha, afirmando que as sanções à Coreia do Norte vão ser mantidas até uma "desnuclearização completa e totalmente verificável".

Na sexta-feira e no sábado, o secretário de Estado norte-americano esteve na Coreia do Norte e após estes dois dias de conversações o regime de Kim Jong-un considerou, no sábado à noite, que "os Estados Unidos estão a cometer um erro fatal se consideram que a República Popular Democrática da Coreia [nome oficial da Coreia do Norte] deve aceitar exigência semelhantes às de um ladrão", advertiram as autoridades, através da agência oficial norte-coreana KCNA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório