Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Iraniana detida por publicar vídeos a dançar no Instagram

Adolescente terá reconhecido que violou "normas morais" mas defendeu que publicou vídeos a dançar para angariar seguidores no Instagram.

Iraniana detida por publicar vídeos a dançar no Instagram
Notícias ao Minuto

20:28 - 08/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Redes Sociais

Maedeh Hojabri, uma adolescente de 18 anos, foi detida no Irão depois de ter publicado na rede social Instagram vídeos seus a dançar. Vídeos esses que levaram a que dezenas de milhares passassem a seguir a conta da jovem.

Segundo escreve o La Vanguardia, a televisão estatal do Irão transmitiu imagens nas quais a adolescente reconhece que violou as “normas morais” ao publicar os vídeos e defende que só o fez para tentar ganhar seguidores na rede social. 

Maedeh publicou mais de 300 vídeos no Instagram nos quais surge a dançar vários estilos de música, incluindo ocidentais. Em alguns desses vídeos, a adolescente aparece sem o véu islâmico de uso obrigatório no seu país.

A polícia iraniana anunciou que planeia encerrar contas de Instagram semelhantes à de Maedeh, estando o poder judicial, inclusive, a considerar bloquear o acesso à rede social, como já fez em relação ao Facebook, ao Twitter, ao YouTube e à aplicação de troca de mensagens Telegram.

De recordar que o poder judicial do Irão está dominado por partidos que seguem uma linha de atuação rígida no que toca a comportamentos considerados não islâmicos. Além desta detenção, de acordo com os meios locais, foram detidas outras três pessoas nas últimas semanas pela mesma razão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório