Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Washington considera debates com Pyongyang "muito produtivos"

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, considerou hoje "muito produtivos" os debates com a Coreia do Norte sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Washington considera debates com Pyongyang "muito produtivos"
Notícias ao Minuto

13:41 - 07/07/18 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

Em declarações aos jornalistas antes de partir para Tóquio, Pompeo não explicou contudo como é que a Coreia do Norte pensa honrar os compromissos assumidos em relação à desnuclearização da península, que trocou por garantias de segurança.

"São questões complexas, mas realizámos progressos em quase todas as questões centrais, em algumas fizemos muitos progressos, noutras ainda há trabalho a fazer", afirmou Pompeo, no final de dois dias de debates em Pyongyang.

"O trabalho que nós conseguimos na via da desnuclearização completa, estabelecendo uma relação entre dois países, é vital para uma Coreia do Norte mais radiosa e para o sucesso que os nossos Presidentes exigem de nós", continuou o secretário de Estado.

O secretário de Estado norte-americano, que chegou na sexta-feira à Coreia do Norte na terceira visita que faz aquele país, esteve reunido com Kim Yong Chol, braço direito do número um norte-coreano Kim Jong Un, numa elegante 'villa' em Pyongyang.

Pompeo deu os primeiros passos diplomáticos na Coreia do Norte quando era diretor da CIA e manteve-se o interlocutor chave das negociações quando foi nomeado secretário de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório