Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Jornais britânicos esqueceram-se dos atentados de julho. Faz hoje 13 anos

Em plena época de Mundial de Futebol é o jogo deste sábado, entre a Inglaterra e a Suécia, que tem espaço de destaque nos principais jornais britânicos.

Notícias ao Minuto

10:55 - 07/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Efeméride

O 7 de julho de 2005 tinha tudo para ser mais um dia normal na vida de milhares de londrinos. Era quinta-feira e, por isso, o metro e os autocarros estavam cheios com pessoas a caminho dos respetivos locais de trabalho.

A tranquilidade de um quente dia de verão foi interrompida pelo som assustador de explosões. Não foi apenas uma, mas três as bombas que explodiram com intervalos de um minuto na rede de metro, bem no coração de Londres. Menos de uma hora depois, outra bomba explodia, desta feita num autocarro de dois andares.

O balanço final apontou para 56 mortos – incluindo os quatro bombistas suicidas – e cerca de 700 feridos. O atentado terrorista foi mais tarde reivindicado pela organização terrorista Al-Qaeda.

Hoje, volvidos 13 anos da tragédia, os jornais britânicos não fazem qualquer menção ao sucedido, pelo menos nas capas dos jornais onde o jogo de Inglaterra contra a Suécia, e que pode ditar a continuidade ou o afastamento da seleção inglesa do Mundial, domina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório