Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Resgate da equipa presa na caverna pode acontecer "hoje ou amanhã"

Um dos mergulhadores voluntários envolvido na missão de resgate disse que a operação deve avançar "muito em breve".

Resgate da equipa presa na caverna pode acontecer "hoje ou amanhã"
Notícias ao Minuto

12:26 - 06/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Tailândia

Ivan Karadzic, um dos mergulhadores que se voluntariou para a operação de resgate dos 12 jovens e do treinador presos na caverna de Tham Luang Nang Non, disse à Sky News que o resgate pode acontecer já "hoje ou amanhã". 

O mergulhador dinamarquês acredita que a missão vai ter lugar "muito em breve". 

Karadzic admitiu que o ambiente no seio da equipa de mergulhadores "mudou" bastante depois da morte de um antigo mergulhador Navy Seal. Saman Gunan tinha levado reservas de ar aos jovens e ao treinador presos. No regresso não tinha oxigénio suficiente. Ficou inconsciente e morreu. 

"Deixou-nos muito tristes", contou Ivan Karadzic.

O mergulhador falou ainda dos desafios que esta operação de resgate envolve. "Inicialmente pensámos que poderíamos manter os rapazes vivos onde estão, mas agora muitas coisas mudaram", realçou. 

O facto de envolver jovens só aumenta as dificuldades da missão de salvamento. "A maioria dos mergulhadores tem treino para salvar outros mergulhadores. Mas resgatar crianças? Isso é uma novidade para nós".

Ivan Karadzic referiu ainda que a água na caverna estava a descer ao ritmo de "um ou dois centímetros por hora" esta quinta-feira.

As chuvas intensas neste período de monções - que devem agravar-se nas próximas semanas - só aumentam a pressão sobre a missão de resgate.

Leia também: Morreu mergulhador depois de ajudar crianças presas em gruta

                          Resgate em suspenso. Dois jovens e treinador estão exaustos e malnutridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório