Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia e China querem salvar acordo nuclear com o Irão

Sergei Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, afirma que os dois países estão em sintonia sobre esta questão.

Rússia e China querem salvar acordo nuclear com o Irão
Notícias ao Minuto

10:04 - 06/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Encontro

Moscovo e Pequim podem ter uma palavra decisiva a dizer relativamente ao acordo nuclear com o Irão. As duas potências mundiais querem salvar este acordo, algo que foi referido esta sexta-feira por Sergei Lavrov, ministro dos Negócio Estrangeiros da Rússia, adianta a agência noticiosa RIA. 

As declarações de Lavrov foram feitas durante um encontro com o seu homólogo chinês, Wang Yi, em Viena.

"Tal como os nossos homólogos chineses, estamos interessados em preservar e implementar totalmente o Plano Global de Ação Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês). A situação é complexa mas, tal como a China e outras partes envolvidas no acordo, estamos comprometidos com a lei internacional e com a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Este plano foi consagrado para se tornar parte da lei internacional", disse Lavrov.

A vontade da Rússia e da China pode ser determinante. O acordo ficou em risco com a decisão de Donald Trump de abandonar o mesmo. O Chefe de Estado norte-americano anunciou a saída dos Estados Unidos do acordo em maio argumentando que pretendia evitar uma corrida às armas nucleares.

Leia também: Potências europeias e Irão querem manter acordo nuclear

                         EUA abandonam acordo com Irão para evitar "corrida às armas nucleares"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório