Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Resgate em suspenso. Dois jovens e treinador estão exaustos e malnutridos

Relatório médico considera que, perante o estado de alguns dos jovens e do treinador, apressar o resgate poderá ser demasiado perigoso. Equipas de emergência continuam os esforços na corrida contra o tempo (e contra a chuva) para retirar as 13 pessoas do interior da gruta de Tham Luang.

Resgate em suspenso. Dois jovens e treinador estão exaustos e malnutridos
Notícias ao Minuto

17:18 - 05/07/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Tailândia

O resgate dos 12 jovens de uma equipa de futebol juvenil e o seu treinador, presos há 13 dias no interior de uma gruta na Tailândia, pode estar em suspenso, uma vez que as equipas de emergência consideram-no demasiado perigoso nesta altura.

Um relatório médico, divulgado por uma fonte da Marinha sob anonimato à CNN, diz que avançar com o resgate esta quinta-feira é demasiado arriscado. Um dos médicos diz que dois dos rapazes e o treinador estão a sofrer de exaustão e má nutrição, o que inviabiliza o resgate, pelo menos para já.

As equipas de emergência continuam numa corrida contra o tempo e uma das opções avançadas seria ensinar os jovens a nadar, de forma a que consigam, com ajuda dos mergulhadores, sair da gruta. A opção de esperar pelo fim da época das monções, que deverá durar cerca de quatro meses, parece fora de questão.

Entretanto, a Marinha tailandesa começou a bombear oxigénio para o interior da gruta, isto enquanto as equipas continuam a drenar grandes quantidades de água, apesar do contratempo desta quinta-feira, provocado por um grupo de voluntários que inundou, por engano, parte da caverna

No entanto, algumas das entradas ainda estão inundadas, porque são demasiado estreitas e sinuosas. Por isso, a única forma de sair (ou entrar) na gruta é mergulhar na água escura e lamacenta.

Para entrarem no complexo de grutas, os mergulhadores têm de percorrer estes túneis, uma operação que leva seis horas até estes conseguirem chegar junto das crianças e do treinador, mais cinco para regressar à superfície.

A juntar a estas dificuldades, as equipas de emergência têm de enfrentar as condições climatéricas adversas, sendo que para este fim de semana estão previstas chuvas intensas.

No exterior da gruta continua montado um acampamento onde estão reunidas as mais de mil pessoas que participam nas operações de resgate. A comunidade local tem levado comida e outros mantimentos para os mergulhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório