Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Pai resgata filha de seita peruana, um ano após desaparecimento

Jovem espanhola foi manipulada por guru aos 18 anos de idade, através das redes sociais.

Pai resgata filha de seita peruana, um ano após desaparecimento
Notícias ao Minuto

16:29 - 05/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Peru

Patricia Aguilar fugiu de casa, em Elche, em Alicante, a 7 de janeiro de 2017, pouco depois de ter feito 18 anos. À data, os pais disseram à polícia que a filha tinha sido convencida a juntar-se a um grupo de gnósticos pelo seu líder, que se chamaria Manrique, tendo ido depois com eles para o Perú.

Alberto, o pai da jovem, viajou para o Perú em junho para impulsionar a investigação ao desaparecimento de Patricia e conseguiu que a encontrassem.

A jovem, agora com 19 anos, estava numa casa de campo a cuidar de várias crianças. Uma delas era sua filha, nascida a 28 de maio. De acordo com o El Español, acredita-se que o pai da bebé seja o guru da seita peruana.

Esta quinta-feira, a família fez saber da novidade através da ‘QuiénSabeDónde’, uma fundação europeia para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas. “A Patricia foi encontrada pela polícia, assim como outras raparigas e rapazes que estavam desaparecidos e Félix St. Manrique foi detido”, indicaram.

Manrique, o líder da seita, foi detido numa outra casa, a cerca de uma hora de distância daquela onde foi encontrada Patricia. Estava acompanhado por duas mulheres peruanas e os seus filhos menores.

A família nunca desistiu de encontrar Patricia. O jornal escreve que uma das suas primas infiltrou-se no grupo para conhecer a sua forma de atuar. Falaram com várias pessoas que pertenceram à seita e entrevistaram famílias de outras jovens desaparecidas.

O homem era o guru de uma seita que oferecia salvação do apocalipse a quem o seguisse. Utilizava as redes sociais para angariar seguidores, sobretudo raparigas jovens, que o venerassem e que aceitassem a componente sexual do grupo.

Em troco, o suspeito oferecia compreensão e conhecimento, que ele dividia por vários níveis, fazendo os seus seguidores avançar várias fases até se juntarem a ele. A sua página de Facebook era seguida por cerca de três mil jovens, muitas delas raparigas menores de idade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório