Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Grupo de voluntários inundou por engano caverna onde estão os jovens

Um grupo não estava registado, segundo as autoridades, e inundou a caverna com a água que estava a ser retirada de lá. O processo para resgatar os 12 rapazes e o treinador volta a sofrer um atraso.

Grupo de voluntários inundou por engano caverna onde estão os jovens
Notícias ao Minuto

10:52 - 05/07/18 por Fábio Nunes

Mundo Tailândia

Um grupo não registado de voluntários inundou novamente a caverna onde estão presos os 12 jovens e o treinador de uma equipa de futebol na Tailândia. O Bangkok Post refere que de forma negligente estes voluntários bombearam de volta para a caverna a água que estava a ser retirada de lá. Os esforços para resgatar os jovens sofrem assim mais um revés. 

Foi o comandante da operação de resgate, Narongsak Osotthanakorn, que confirmou esta informação aos meios locais. "Eles podem acreditar que a sua técnica é eficiente para drenar a água, mas qualquer ação que não tenha sido planeada deve ser discutida connosco primeiro", frisou.

Este erro só dificulta ainda mais a missão de resgate que já estava numa verdadeira corrida contra o tempo. A drenagem da água na caverna é a principal operação nesta altura, pois é considerada essencial para facilitar o resgate dos jovens.

"Estamos preocupados com a chuva. Estamos a correr contra a água. A água está a entrar na caverna embora tenhamos tapado os seus canais", acrescentou o comandante. 

A chuva é um dos principais adversários da operação de resgate. Deve chover ainda mais nas próximas semanas, uma vez que estamos no período de monções no sudeste da Ásia. Como tal, as autoridades tailandesas querem aproveitar os próximos dias para tentar o resgate da equipa presa na caverna. 

Leia também: Tailândia: Proximidade de chuvas pressiona operações de resgate de jovens

                         Grupo preso em gruta da Tailândia vai receber comida e aulas de mergulho

                         Mães de jovens presos na caverna fazem apelo: "Não culpem o treinador"

                         

Recomendados para si

;
Campo obrigatório