Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Gabinete do Reino Unido reunido para analisar caso de casal envenenado

O Gabinete do Reino Unido reúne-se hoje de emergência para analisar o caso do casal encontrado em estado crítico, depois de exposto ao mesmo agente que envenenou em março um ex-espião russo e sua filha.

Gabinete do Reino Unido reunido para analisar caso de casal envenenado
Notícias ao Minuto

06:10 - 05/07/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Caso Skripal

A reunião [conselho de ministros britânico] será presidida pelo ministro do Interior, Sajid Javid.

Um porta-voz da primeira-ministra, Theresa May, disse que o evento está a ser tratado com "extrema seriedade".

Entretanto, em entrevista à BBC Radio esta quinta-feira, o ministro da Segurança do Reino Unido, Ben Wallace, voltou a pedir explicações à Rússia, considerando que Moscovo pode "desfazer o mal" e manter pessoas a salvo do agente nervoso Novichok, o mesmo que presente no ataque ao ex-espião Sergei Skripal e à sua filha Yulia

"O Estado russo pode desfazer este mal, podem dizer-nos o que aconteceu, o que fizeram e preencher as lacunas significativas que estamos a procurar perceber", disse Ben Wallace.

O casal britânico, recorde-se, foi encontrado em estado crítico a 15 quilómetros da cidade onde Sergei e Yulia Skripal foram envenenados com o Novichok, anunciou na quarta-feira à noite a polícia.

"Recebemos esta noite [quarta-feira] os resultados a análise (...) que mostram que as duas pessoas foram expostas ao agente enervante Novichok", declarou à comunicação social o chefe do contraterrorismo britânico, Neil Basu.

Neil Basu adiantou que não estava determinado se estas pessoas tinham sido atacadas de propósito ou se a situação resultava de algum acidente.

Este casal é natural de Amesbury, que fica a 13 quilómetros de Salisbury, onde os Skripal foram envenenados.

A polícia não os identificou, mas amigos disseram que se trata de Charlie Rowley, de 45 anos, e Dawn Sturgess, de 44.

As autoridades tinham declarado a existência de um "incidente relevante", depois de um homem e uma mulher terem sido encontrados inconscientes no sábado, num edifício residencial em Amesbury.

A polícia realçou, em conferência de imprensa, que os responsáveis da área da saúde entendiam que não havia riscos significativos para a saúde pública.

O casal foi hospitalizado no sábado no hospital de Salisbury, com as autoridades a atribuírem inicialmente a situação à ingestão de uma mistura contaminada de heroína ou 'crack' de cocaína.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório