Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Israel "está a roubar chuva e neve" ao Irão, acusa general

General dos Guardas Revolucionários diz que Israel e outro país são os responsáveis pela seca que o Irão atravessa. Uma tese que já tinha sido defendida em 2012 pelo ex-presidente Ahmadinejad.

Israel "está a roubar chuva e neve" ao Irão, acusa general
Notícias ao Minuto

19:44 - 04/07/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Médio Oriente

O Irão está a passar por uma seca profunda que está a causar enormes problemas no fornecimento de água no país. Os culpado, segundo um oficial dos Guardas Revolucionários iranianos, são Israel e um outro país estrangeiro que não foi identificado.

Numa conferência sobre agricultura que decorreu em Teerão, o general Gholam Ridha Jalali disse que os impactos negativos das alterações climáticas são “o resultado antinatural da influência estrangeira”.

Segundo o general, Israel e um outro país estão “a roubar a chuva” das nuvens que estão a passar junto ao Mar Mediterrâneo.

“Israel e outro país da região têm equipas que trabalham para que as nuvens que entram no Irão sejam incapazes de deitar chuva. Além disso, estão a roubar nuvens e neve”, disse o general, citado pelo The Independent.

As declarações do general Gholam Ridha Jalali surgem na sequência de vários protestos no Irão, em que as populações se queixam da falta de água e dos níveis de poluição no país. Dezenas de pessoas foram detidas pelas autoridades iranianas durante os protestos.

A teoria defendida por este general não é exclusiva, uma vez que, já em 2012, o então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que os problemas ambientais que afetam o Irão estão relacionados com a colonização do país e com “o inimigo que está a destruir as nuvens que se movem em direção ao Irão”.

As relações entre o Irão e Israel têm sido pautadas por um tom de ameaça constante. A tensão subiu de tom depois de os Estados Unidos se retirarem do acordo nuclear com o Irão, uma decisão aplaudida por Israel, que acusa a República Islâmica de continuar a desenvolver um programa nuclear secreto, à revelia da comunidade internacional.

Para além disso, Israel tem atacado várias posições iranianas na Síria, o que fez temer um conflito a grande escala na região já instável e conflituosa do Médio Oriente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório