Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Associações cívicas convocam concentração para receber presos catalães

As associações cívicas independentistas catalãs Òmnium Cultural e ANC convocaram para a tarde de quarta-feira uma concentração frente à prisão de Lledoners para receber os quatro primeiros independentistas presos que vão ser transferidos para a Catalunha.

Associações cívicas convocam concentração para receber presos catalães
Notícias ao Minuto

19:08 - 03/07/18 por Lusa

Mundo Catalunha

Os vice-presidentes das duas associações anunciaram hoje a intenção de convocar uma concentração semelhante quando também forem transferidas para a Catalunha a ex-presidente do parlamento, Carme Forcadell, e a ex-conselheira Dolors Bassa, que também se encontram sob detenção.

Oriol Junqueras, Raül Romeva, Jordi Sànchez e Jordi Cuixart vão ser os primeiros dirigentes independentistas catalães a serem transferidos para estabelecimentos prisionais no interior de território catalão e onde ficarão perto dos seus familiares e advogados. Esta medida foi confirmada na segunda-feira pelo primeiro-ministro de Espanha Pedro Sánchez, durante o seu encontro em Lisboa com o homólogo António Costa.

A Òmnium Cultural e a ANC apelaram à população que se concentre às 19:00 de quarta-feira [18:00 em Lisboa] em Sant Joan de Vilatorrada, uma povoação próxima da prisão de Lledoners, para onde depois vão dirigir num percurso de cerca de meia hora.

Marcel Mauri, vice-presidente da Òmnium Cultural, assegurou que a transferência dos detidos "não é um gesto político, apenas o cumprimento do direito penitenciário e das famílias", e criticou a "ausência de razão do Estado e a sua falta de vontade de terminar com uma repressão injusta".

O responsável da ANC, Josep Cruanyes, emitiu uma opinião similar e considerou a justiça espanhola "uma justiça vingativa que apenas atua para se vingar".

Por sua vez, Laura Puig, da Associació Catalana pels Drets Civils -- que reúne familiares dos presos -- e pediu aos manifestantes que garantam a segurança da transferência, que deverá decorrer "com ordem e com calma", e sigam as instruções dos organizadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório