Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Acusações de pedofilia aumentam demissões de bispos chilenos

O papa Francisco aceitou hoje a demissão de dois novos bispos chilenos (elevando o total para cinco), continuando assim a sancionar uma hierarquia da Igreja acusada de omissão por vítimas de padres pedófilos.

Acusações de pedofilia aumentam demissões de bispos chilenos
Notícias ao Minuto

13:30 - 28/06/18 por Lusa

Mundo Comunicado

A Santa Sé anunciou, em comunicado, a demissão do bispo de Rancagua, Alejandro Goic Karmelid, 78 anos, bem como do bispo de Talca, Horacio del Carmen Valenzuela Abarca, 64 anos.

O episcopado chileno inteiro apresentou a demissão em bloco a 18 de maio, após uma série de duros encontros com o papa argentino no Vaticano, um ato inédito na história recente da Igreja católica.

O papa Francisco já tinha aceitado recentemente a renúncia do bispo Juan Barros, de Osorno, do bispo Gonzalo Duarte, de Valparaíso, e do bispo Cristian Caro de Puerto Montt. Dos três, apenas Juan Barros, de 61 anos, está abaixo da idade de reforma, que é de 75 anos.

Juan Barros, nomeado bispo de Osorno em março de 2015, tem estado no centro do crescente escândalo do Chile e foi acusado de encobrir casos de abuso sexual a menores cometidos pelo antigo pastor da igreja El Bosque, em Santiago, Fernando Karadima.

Karadima foi condenado em 2011 pela justiça canónica a uma vida de reclusão e penitência por violações e abusos sexuais a menores.

Também em França, a acusação de pedofilia por padres está a afecar a hierarquia da Igreja.

André Fort, antigo bispo de Orleães, no centro de França, será julgado por não ter denunciado atos pedófilos de um padre, afirmou hoje fonte judicial citada pela AFP.

Fort, bispo de Orleães de 2002 a 2010, foi indiciado em 2017 por não ter denunciado o abade Pierre Castelet, ele próprio indiciado em 2012.

Este último foi levado a tribunal por agressões sexuais a menores de 15 anos.

Olivier Savignac, uma das alegadas vítimas, foi o primeiro a denunciar os factos em 2008 junto do bispado, através de uma carta em que descreveu o que lhe aconteceu em 1993, durante um acampamento no sudoeste de França do Movimento Eucarístico de Jovens (MEJ), onde o abade Castelet oficiou como capelão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório