Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Oficial: Trump e Putin reúnem-se a 16 de julho em Helsínquia

O presidente norte-americano Donald Trump vai encontrar-se com o homólogo russo, Vladimir Putin, na Finlândia, quatro dias depois da cimeira da NATO.

Oficial: Trump e Putin reúnem-se a 16 de julho em Helsínquia
Notícias ao Minuto

13:20 - 28/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Encontro

Depois de vários avanços e recuos, confirma-se finalmente a data e o local para o encontro diplomático entre Donald Trump e Vladimir Putin: ocorrerá a 16 de julho em Helsínquina, na Finlândia, como confirmaram fontes da Casa Branca e do Kremlin.

Na primeira cimeira bilateral entre os dois líderes vão ser abordados "o estado atual e as perspetivas de desenvolvimento das relações russo-norte-americanas" e as principais questões internacionais, precisou a presidência russa num comunicado.

Este encontro realizar-se-á quatro dias após o término da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que tem lugar a 11 e 12 de julho, em Bruxelas.

O conselheiro do Kremlin para as questões internacionais, Iuri Ushakov, já havia dito, recorde-se, que a Rússia e os Estados Unidos tinham chegado a acordo sobre uma cimeira entre Vladimir Putin e Donald Trump, mas sem adiantar mais detalhes.

Não se sabe o que estará na agenda para este encontro, mas espera-se uma conferência de imprensa conjunta que será acompanhada por uma declaração conjunta. 

Desde a entrada em funções de Trump, em janeiro de 2017, os dois presidentes só se encontraram à margem de reuniões internacionais, a mais recente das quais no Vietname, em novembro de 2017.

O presidente norte-americano esteve no centro de sérias alegações por parte de agências de informação sobre uma suposta interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016. Trump sempre negou as alegações, assim como o seu homólogo russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório