Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Supremo rejeita recurso de separatistas e confirma acusação de rebelião

O Tribunal Supremo espanhol rejeitou hoje em Madrid o recurso apresentado pelos separatistas catalães e confirmou que 13 independentistas investigados deviam ser levados a julgamento por delitos de rebelião pela sua participação na tentativa de independência da região.

Supremo rejeita recurso de separatistas e confirma acusação de rebelião
Notícias ao Minuto

16:12 - 27/06/18 por Lusa

Mundo Catalunha

O tribunal considerou que as acusações de rebelião contra os políticos separatistas eram "suficientemente razoáveis" porque estes estiveram implicados numa "revolta" que utilizou "injustamente" o poder para conseguir a independência da Catalunha à margem da lei.

O Supremo recusou o recurso apresentado por 15 envolvidos na tentativa independentista, mas a decisão confirma o processo de instrução dos 25 acusados por delitos de rebelião, sedição e peculato.

Um total de 13 dos 25 são acusados do crime de rebelião, uma infração passível de 30 anos de prisão.

Entre eles estão o ex-presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, que aguarda em Berlim a decisão dos juízes alemães sobre um pedido de extradição da justiça espanhola, e o seu ex-vice-presidente, Oriol Junqueras, detido numa prisão.

O "processo" de independência da Catalunha foi interrompido em 27 de outubro de 2017, quando o Governo central espanhol decidiu intervir na Comunidade Autónoma.

As eleições regionais que se realizaram a 21 de dezembro último voltaram a ser ganhas pelos partidos separatistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório