Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Basta de hipocrisia". Iglesias quer legalizar venda e cultivo de canábis

Líder do Podemos considera que as receitas provenientes do negócio da canábis podiam ser investidas nos serviços públicos. O grande problema, refere, é o tráfico ilegal.

"Basta de hipocrisia". Iglesias quer legalizar venda e cultivo de canábis
Notícias ao Minuto

11:43 - 26/06/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Espanha

O secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, defendeu “absolutamente” a legalização do cultivo e da venda de marijuana em Espanha, incluindo a utilização para fins recreativos, à semelhança do que fez o Canadá.

“O maior problema que a canábis gera não é de saúde pública, mas sim de delinquência e de exploração associadas ao tráfico ilegal”, afirmou Iglesias, citado pelo El Periodico. “Parece-me mais digno exportar marijuana e obter lucros para melhorar a saúde e os serviços públicos do que exportar armamento”, atirou.

Neste sentido, o secretário-geral do Podemos defendeu que as receitas provenientes da venda de canábis diminuiriam a despesa gasta no combate ao tráfico ilegal, esse sim, “o que gera problemas”.

Por isso, sentencia, ”basta de hipocrisia”, porque o que “envergonha Espanha é o tráfico de armas, não uma substância que não é mais perigosa para a saúde do que o álcool ou o tabaco".

Em Portugal, recorde-se, o Parlamento aprovou a utilização de canábis para fins medicinais. Os medicamentos ou preparações à base da planta devem ser prescritos por um médico e apenas se outras terapêuticas convencionais tiverem efeitos adversos. 

A proposta para a legalização do cultivo da canábis acabou por ser rejeitada, assim como a utilização da planta para fins recreativos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório