Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Nova explosão no vulcão Kilauea provoca sismo de 5,2

Uma nova explosão no vulcão Kilauea, no Hawai, em erupção há quase dois meses, provocou esta segunda-feira um sismo de 5,2 na escala de Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Nova explosão no vulcão Kilauea provoca sismo de 5,2
Notícias ao Minuto

06:34 - 26/06/18 por Lusa

Mundo Havai

O terremoto ocorreu às 17:02 locais, 04:02 em Lisboa, a 800 metros de profundidade.

"Este tremor foi associado a uma pequena explosão e a queda de rochas (...) da cratera Halemaumau. Apenas emissões muito fracas foram observadas em níveis baixos acima da cratera", relatou o USGS.

As autoridades alertaram há duas semanas que a cratera Halemaumau, localizada no cume do vulcão, estava em vias de colapsar.

O vulcão Kilauea entrou em erupção no passado dia 03 de maio, obrigando à retirada de mais de duas mil pessoas de zonas onde a lava começou a ser expelida por fissuras no solo.

Ao nível do turismo, uma das maiores indústrias locais, a ilha já perdeu três milhões de euros correspondentes aos meses de maio, junho e julho, com a grande maioria dos cruzeiros a cancelar estadias devido à erupção.

O vulcão Kilauea situa-se no sudeste da Grande Ilha do Hawai, onde vivem cerca de 185 mil pessoas. Entrou em erupção em 03 de maio e desde então já foram registadas mais de 20 fissuras que estão a expelir lava.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório