Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Responsável de campo para menores: Separar famílias é "decisão estúpida"

Responsável por centro de detenção onde se encontram crianças preferiu não ser identificado. Mas fez saber a sua opinião sobre a política adotada pela administração Trump.

Responsável de campo para menores: Separar famílias é "decisão estúpida"
Notícias ao Minuto

23:34 - 25/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Texas

A opinião é taxativa: "Tudo o que fez foi magoar crianças".

Esta é a frase, em declarações citadas pelo The Guardian, por um responsável do acampamento montado com tendas no Texas onde ainda se encontram várias crianças separadas das famílias na fronteira dos EUA com o México.

Recorde-se que mais de 2.500 crianças foram separadas dos pais - muitos requerentes legais de asilo - na sequência da adoção da política de "tolerância zero", por parte da administração norte-americana.

Esta política de separação de famílias foi muito criticada, nos EUA e noutros países, pelo impacto que tem nas crianças. Até ao momento, a revogação da política permitiu juntar cerca de 500 crianças às respetivas famílias. Esta segunda-feira, outras duas mil ainda aguardavam a retificação da política.

No Texas, no campo onde vários dos menores se encontram, houve uma visita organizada para a imprensa. Foi à margem desta visita que o responsável do campo de que o The Guardian dá conta falou do que pensa sobre a política de separação: "uma decisão idiota e estúpida", descreveu.

O responsável em causa, que optou por não ser identificada mas que trabalha para a empresa privada que trata das instalações, a BCFS, acrescenta ainda que nada disto seria necessário se não tivesse sido adotada a política de "tolerância zero".

Além de quatro antigas primeiras-damas norte-americanas e do conselho de segurança das Nações Unidas, várias organizações criticaram a política que Trump acabou por reverter pelo impacto a longo prazo que pode ter em menores. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório