Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Duas pessoas morrem devido à explosão em comício eleitoral no Zimbabué

Duas pessoas morreram devido aos ferimentos sofridos na explosão de um engenho, no sábado, durante um comício eleitoral do Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, em Bulawayo, informaram hoje fontes hospitalares.

Duas pessoas morrem devido à explosão em comício eleitoral no Zimbabué
Notícias ao Minuto

14:59 - 25/06/18 por Lusa

Mundo Atentado

Estas duas pessoas estavam internadas no hospital de Mpilo, em Bulawayo, no sudoeste do Zimbabué, disseram fontes do centro hospitalar ao jornal Chronicle.

O Presidente Emmerson Mnangagwa saiu ileso do ataque bombista.

Pelo menos 49 pessoas ficaram feridas no atentado com um engenho explosivo, que ocorreu no estádio desportivo White City, onde estava a decorrer o comício eleitoral no sábado, de acordo com um comunicado emitido hoje pela polícia do Zimbabué.

A polícia referiu ainda na nota que estão a ser realizadas "exaustivas investigações" para esclarecer o caso.

"Esperamos que o número (de feridos) aumente, porque algumas das vítimas podem aparecer ainda durante o dia", disse a porta-voz da polícia, Charity Charamba, citada no comunicado.

Além disso, a polícia ofereceu uma recompensa àqueles que fornecerem informações que permitam encontrar os responsáveis pelo ataque.

O vice-Presidente Constantino Chiwenga, que também estava presente no comício, não ficou ferido, mas o outro vice-Presidente, Kembo Mohadi, sofreu ferimentos nas pernas e foi transportado para um hospital.

A mulher de Chiwenga, Mary Chiwenga, também ficou ferida, assim como a ministra do Meio Ambiente, Oppah Muchinguri Kashiri.

A explosão ocorreu segundos depois de o Presidente, que concorre também às eleições presidenciais marcadas para julho, descer do palco, escoltado pelos seus guarda-costas, soldados e líderes do seu partido.

O atentado ocorreu durante uma fase acesa da campanha para as eleições de 30 de julho, as primeiras desde a saída forçada em novembro do Presidente Robert Mugabe, que dirigiu o Zimbabué com "mão de ferro" desde a sua independência em 1980.

Abandonado pelo exército e pelo seu partido, Mugabe foi substituído por Mnangagwa, o seu antigo vice-presidente.

Emmerson Mnangagwa é apontado como o favorito às eleições depois de a oposição ter ficado sem o seu líder histórico, Morgan Tsvangirai, que morreu em fevereiro.

CSR // FPA

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório