Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Senhor Erdogan seja o Presidente dos 81 milhões de cidadãos turcos"

O candidato social-democrata Muharrem Ince, que perdeu no domingo as eleições presidenciais na Turquia, pediu hoje ao vencedor do sufrágio, Recep Tayyip Erdogan, "que seja o Presidente dos 81 milhões de cidadãos".

"Senhor Erdogan seja o Presidente dos 81 milhões de cidadãos turcos"
Notícias ao Minuto

11:20 - 25/06/18 por Lusa

Mundo Oposição

"Senhor Erdogan - atual Presidente da Turquia - deixe de se comportar como o chefe do seu partido. Ponha fim às tensões", pediu Ince, numa conferência de imprensa em Ancara, transmitida ao vivo pela televisão NTV.

O político, que obteve cerca de 30% de votos nas urnas, reiterou que reconhece os resultados das presidenciais, apesar de algumas irregularidades.

Criticando a entrada em vigor de uma reforma constitucional levada a cabo por Erdogan, que fortalece significativamente os poderes do Presidente, Ince disse que a Turquia está agora sob "um regime autocrático".

Embora o social-democrata tenha admitido que havia fixado a meta de "35% dos votos" nas presidenciais, enfatizou que a pontuação alcançada por ele e pelo seu partido foi a mais alta "em 41 anos".

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, obteve nas eleições de domingo mais do que os 50% de votos necessários para ser eleito à primeira volta para um novo mandato presidencial com poderes reforçados, anunciaram hoje as autoridades eleitorais.

Os cidadãos turcos votaram no domingo num duplo escrutínio, presidencial e legislativo, muito disputado entre Erdogan, que domina a cena política turca há 15 anos, e uma oposição determinada a impedi-lo de continuar no poder.

Estas eleições são particularmente importantes porque representam a passagem do sistema parlamentar até agora em vigor para um regime presidencialista, que permitirá a Erdogan aumentar consideravelmente as suas prerrogativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório