Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Trump atirou rebuçados a Merkel no G7. "Não digas que não te dou nada"

Um momento bizarro entre Donald Trump e Angela Merkel na última cimeira do G7.

Trump atirou rebuçados a Merkel no G7. "Não digas que não te dou nada"
Notícias ao Minuto

10:47 - 25/06/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Bizarro

As relações entre a Alemanha e os Estados Unidos não estão nos melhores termos e o encontro anual que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo (G7) não veio aligeirar as tensões. No final da cimeira, recorde-se, a Angela Merkel chegou a apelidar de “deprimente” a atitude de Donald Trump em não assinar o acordo final do G7.

As decisões (e os maneirismos) do presidente norte-americano foram fazendo notícia durante toda a cimeira e ainda não cessaram. Ian Bremmer, presidente do grupo de consultoria política Eurasia, descreveu, em entrevista à CBS News, o momento tenso em que Trump terá atirado um rebuçado a Merkel.

De acordo com Bremmer, Merkel e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, estavam a pressionar Trump diretamente” para que este assinasse “o comunicado [do G7]”.

“Trump estava ali sentado com os braços cruzados, claramente descontente com o facto de estarem todos contra ele. Ele eventualmente concordou e disse ‘ok, eu assino’ [acabou por não assinar]. Nesse momento levantou-se, levou a mão ao bolso do casaco e tirou dois caramelos de fruta Starbust, atirou-os para a mesa e disse à Merkel: ‘Toma, Angela. Não digas que nunca te dou nada’”.

O presidente dos Estados Unidos voltou, depois, atrás com a sua palavra e até ameaçou o Canadá com mais taxas. As tensões com Merkel adensaram-se, tendo a chanceler desmentido recentemente afirmações de Trump, que davam conta de que a criminalidade na Alemanha teria aumentado 10% desde a chegada de centenas de milhares de refugiados ao país.

Esta foi a segunda participação de Trump no G7, um encontro informal que acontece todos os anos desde 1975 com uma presidência rotativa do Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido e que muitas vezes promove encontros bilaterais entre líderes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório